A dermatite atópica é uma das causas mais comuns de coceira crônica em cães. Causada por uma reação alérgica de hipersensibilidade a uma ou mais substâncias presentes no ambiente do animal, essas substâncias, chamadas de alérgenos, podem desencadear a dermatite atópica e são frequentemente os mesmos alérgenos encontrados em condições alérgicas humanas.
O diagnóstico é baseado em observações e, quase sempre, feito por exclusão, descartando outras causas de alergias, principalmente parasitas e alimentos.
O principal sintoma da dermatite atópica em cães é a coceira intensa, que prejudica a qualidade de vida do animal, muitas vezes interrompendo o sono do pet e do dono. Durante as crises, rosto e patas podem parecer irritados. A pele em algumas partes do corpo pode ficar vermelha, úmida ou machucada devido aos arranhões e a mastigação. Orelhas inflamadas, e as infecções recorrentes da orelha são bastante comuns nesses pacientes. As infecções da pele também podem ocorrer. Com menos frequência, cães com dermatite atópica apresentam outros sinais alérgicos, incluindo os olhos escorrendo ou nariz.
Uma combinação enorme de fatores predispõe cães a dermatite atópica. Tanto a sua composição genética como o seu ambiente podem interagir para permitir que a dermatite atópica se desenvolva. A condição é causada por uma reação imune inadequada e não pelos próprios alérgenos.
Os alérgenos são transportados pelo ar e encontrados em quase todos os lugares. Alguns estão presentes durante todo o ano (como poeira , ácaros e etc…), enquanto outros são encontrados em níveis elevados apenas em algumas ocasiões durante o ano (como os pólenes).
Se o seu cachorro estiver com algum dos sintomas citados nesse texto, não deixe de buscar a ajuda de um veterinário, a qualidade de vida do seu pet depende disso!
Deixar Um Comentário